Sistemas Oraculares

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistemas Oraculares

Mensagem por Neo em Sex Ago 26, 2016 10:00 pm



Os Oráculos são instrumentos de divinação onde o utilizador é conduzido a acessar respostas que já possui internamente, através de padrões gerados ou escolhidos ao acaso. Podem ser utilizados para prever situações e principalmente para dar conselhos, apontar caminhos quando nos encontramos perdidos.

A forma na qual as respostas são organizadas varia muito de oráculo para oráculo, principalmente no que se refere ao número de "saídas" possíveis para as questões consultadas, para entender isso é necessário que se conheça as duas forças que sustentam todo o funcionamento oracular. São elas:

MISTÉRIO & REVELAÇÃO

Todo oráculo precisa iniciar sua tiragem em cima de algum mistério, esse mistério é aquilo que conscientemente desconhecemos e buscamos conhecer através do uso do oráculo, representado pelas peças oraculares ainda ocultas, por exemplo; as cartas ainda viradas. O momento que desviramos as cartas(ou qualquer outra peça oracular) é a revelação, neste momento giramos uma chave em nossa mente para vislumbrarmos a resposta através da interpretação dos sinais, não estamos desvirando uma carta, mas sim revelando um mistério.
Os sinais a serem interpretados são padrões(como já foi dito), que a mente projeta sobre a peça oracular e por isso não devemos seguir a risca os manuais, pois eles servem apenas para apontar a direção que você deve olhar, mas é sua meditação que trará a resposta para a consciência.

Creio que também seja extremamente útil ter pelo menos um conhecimento básico da numerologia cabalística, pois quase todo oráculo está fundamentado em cima de significados numéricos, mas não se preocupem não estamos falando de nenhum cálculo matemático complexo, mas sim conceitos filosóficos facilmente alcançáveis pela observação empírica.


Bom, deixo aqui essa leve introdução, nos próximos posts nos aprofundaremos no assunto, através da observação dos números, métodos e, claro, dos diversos tipos de oráculos existentes.
avatar
Neo
Iniciado

Mensagens : 187
Data de inscrição : 05/03/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas Oraculares

Mensagem por Nienna em Sab Ago 27, 2016 12:31 am

A borra do café é um bom exemplo da estrutura projetiva dos oráculos, correto?
Impossível que a disposição do pó do café no fundo de uma xícara possa revelar, por si só, o futuro.

O tarô, apesar de muito mais complexo que a borra de café, segue (assim como todos os oráculos) a mesma estrutura, e uma forma de se observar isso é fazendo a tiragem para questões muito abrangentes. O resultado é sempre respostas evasivas e muitas vezes até mesmo contraditórias.

Ou forma é com relação as tiragens para terceiros, as quais não pretendo me aprofundar por não ter muito conhecimento no assunto (já que nunca faço esse tipo de tiragens), geralmente apresentam respostas muito genéricas.
Há quem defenda que é possível chegar a boas respostas para os outros, e eu não duvido, mas desconheço o método.

Obs. Neo, corrija-me de estiver errada.
avatar
Nienna
Estudioso

Mensagens : 42
Data de inscrição : 03/03/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas Oraculares

Mensagem por Neo em Sab Ago 27, 2016 2:54 pm

Nienna escreveu:A borra do café é um bom exemplo da estrutura projetiva dos oráculos, correto?
Impossível que a disposição do pó do café no fundo de uma xícara possa revelar, por si só, o futuro.

Exato...
Borra de café, teimancia(folhas de chá), nefelemancia(leitura de nuvens) são exemplos claros dessa estrutura projetiva.
Oráculos mais elaborados como o tarot, as runas, o I Ching, buscam apenas uma forma de limitar a resposta através de um número de símbolos familiares ao usuário, o que faz com que a consulta seja melhor direcionada. Oráculos como os citados inicialmente, possuem uma margem de respostas possíveis ilimitadas, tornando a leitura mais difícil e exigindo uma concentração bem maior, embora seus usuários procurem por símbolos pré-determinados.

Nienna escreveu:com relação as tiragens para terceiros, as quais não pretendo me aprofundar por não ter muito conhecimento no assunto (já que nunca faço esse tipo de tiragens), geralmente apresentam respostas muito genéricas.
Há quem defenda que é possível chegar a boas respostas para os outros, e eu não duvido, mas desconheço o método.

Tiragens para outras pessoas é realmente mais complicado, principalmente se a pessoa não for próxima e se não tivermos conhecimento da situação consultada. Mas a possibilidade existe, embora o uso pessoal seja obviamente mais produtivo.
avatar
Neo
Iniciado

Mensagens : 187
Data de inscrição : 05/03/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas Oraculares

Mensagem por Malklord em Sab Ago 27, 2016 7:23 pm

Nienna escreveu:A borra do café é um bom exemplo da estrutura projetiva dos oráculos, correto?
Impossível que a disposição do pó do café no fundo de uma xícara possa revelar, por si só, o futuro.

Oráculos não revelam o futuro, eles lêem possibilidades,
Todo instrumento de divinação desde que devidamente consagrado e nas mãos de um sensitivo devidamente treinado,
Recebe as influências vibracionais da questão abordada (por isso a necessidade de objetividade nos trabalhos oraculares),
Sendo assim o oráculo recebe as emanações do consulente e na sua tiragem produz uma padrão que se devidamente interpretado pode mostrar caminhos, não soluções.

Um exemplo que gosto de usar para os descrentes em oráculos é o pendulo (sim ele também pode ser um oráculo), ele recebe as impressões ambientes e mostra em um balanço aquilo que está sendo emanado.

Obviamente como todo trabalho magístico exige treinamento e harmonia vibracional para o exito, coisa difícil de acontecer com estranhos entre sí.

Saudações!

_________________
Malklord:: M.'.I.'.P.'.A.'.

Ominia in Unum

kabbalah, esoterismo , qliphoth , magia , ocultismo , celtas , força , wicca , verdade , ocultismo, occultismo, alquimia, sol, lua, astrologia, planetas, filosofia, sabedoria, busca, conhecimento, astrum argentum, arcanum arcanorum, hermetismo, religiões, cura, candomblé, umbanda, exu, orixás, anjos, demônios, deuses, forças da natureza, judeus, cristãos, Cristo, fogo, água, terra, ar, yin, yang, existencia, daemon, goetia, luz, escuridão, opostos, darkness, light, sun, moon, angels, michael, gabriel, rafael, adonai, mente, estudo, ciencia, meditação, force, grimoire, sabaoth,cernunos, mabon, graal, calice, arthur,artur,hermes,hermetico, alquimia, alchemy, pedra, filosofal, arcano, eliphas, levi, saint germain, fraternidade branca, sociedade teosifica, yggdrasil,ayahuasca, plantas de poder, Runas, rune, power, poder, hebraico, grego, grecia, roma, igreja
avatar
Malklord
Admin

Mensagens : 311
Data de inscrição : 15/08/2014

Ver perfil do usuário http://www.aemaeth.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas Oraculares

Mensagem por Neo em Dom Ago 28, 2016 12:03 pm

A forma mais básica de respostas oraculares é obtida através do binário.
Tudo precisa do seu oposto para ser percebido, se existe algo na criação que não possua oposto, certamente o desconhecemos e desconheceremos até que surja uma oposição, e para isso basta olhar para as dicotomias Luz e Sombra, bem e mal, vida e morte. Porém essa forma de perceber as coisas, relacionada à queda do Homem no livro do Gênese, é simplista demais e por isso atrai muitos erros.

Quando olhamos para uma casa, por exemplo, a vemos como uma forma inteira, depois podemos reduzi-la a blocos e cimento e assim até chegarmos a aglomerados de átomos, ou ainda prótons, elétrons, etc...  Tudo vai depender do quão profundo olhamos e assim funciona os sistemas oraculares, quanto mais peças um oráculo possui, mais fundo podemos ir na questão.

No caso do Urim e Tumin costuma-se dizer que é um oráculo de Sim e Não, por só poder dar respostas duais, mas isso não significa que devemos usá-los apenas para esse tipo de pergunta, na verdade nem aconselho que se faça esse tipo de pergunta, até porque um SIM e um NÃO podem envolver muitas coisas que um oráculo desse tipo não poderá responder, ou ao menos, o usuário não estará atento para perceber.



A pedra preta representa as coisas em seu estado latente, um potencial guardado. Representa a matéria, o conhecimento mecânico, a aparência superficial das coisas. O masculino, o que ainda não germinou e pode ser que germine, mas pode ser que não. É o indefinido, o que permanece oculto, sem nenhuma reação.

A pedra branca representa o potencial liberado. O espirito, o conhecimento filosófico, o que se encontra mais profundo. O feminino, a revelação, a reação.

O Branco é o sutil, enquanto o Preto é o espesso, e sabendo disso já se pode ir bem mais fundo que um Sim ou um Não.
As duas pedras são utilizadas juntas dentro de um saco que deve ser balançado enquanto se faz a consulta, de lá uma das pedras será retirada trazendo com ela a resposta.

A Rabdomancia é outro exemplo de um oráculo dicotômico e consiste do antigo uso da varinha divinatória(não confundir com a baqueta), principalmente para localizar coisas, onde o usuário segura este instrumento ou o deixa no chão esperando pequenos movimentos que apontem uma direção. Fora utilizado com muita frequência para encontrar água ou mesmo metais, como o ouro. Neste caso dependendo do propósito as respostas podem em partes superar essa dicotomia. Trata-se do ancestral do pêndulo, citado pelo Malk, embora ao meu ver o pêndulo tenha expandido as respostas possíveis e nem possa ser considerado um oráculo dicotômico, claro que a própria rabdomancia quando utilizada por alguém experiente que atinja um estado de transe mantendo ela em mãos, pode superar a dicotomia presente em esperar um movimento ou a ausência de um ao mantê-la sobre o solo.

avatar
Neo
Iniciado

Mensagens : 187
Data de inscrição : 05/03/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas Oraculares

Mensagem por Neo em Qua Nov 09, 2016 4:32 pm

Os Búzios



Este é um oráculo q passei a me dedicar depois que vim morar em Salvador e que me surpreendeu muito.
Já na primeira consulta a resposta foi muito detalhada, e na segunda entrei em transe e acabei por desbloquear informações que estavam inconscientes sobre um problema que tentava resolver. Tudo ocorreu de forma espontânea e diferente de qualquer outro sistema que eu tenha utilizado.

Mas vamos ao Oráculo...

Os búzios são formados por 16 peças e 16 Odús, cada um deles regido por um ou mais Orixás. Os Odús é como chamamos os búzios que caíram com a abertura voltada para cima e que terão relevância na consulta, tanto o número de Odús deve ser observado, como a forma gerada pelas peças.

Os Odús(O número é referente a quantidade de búzios com a abertura voltada para cima e ao lado do nome do Odú, o Orixá regente)

1-Okaran - Exú
2-Ejiokô - Ibeji ou Oxalá
3-Etaogundá - Ogum
4-Irosun - Oxossi ou Obaluaê
5-Ôxê - Oxum ou Yemanjá
6-Obará - Oxossi ou Xangô
7-Ôdi - Exú ou Ogum
8-Ejioníle - Oxalá ou Nanã
9-Ossá - Iansã ou Exú
10-Ôfun - Oxalá ou Xangô
11-Ôwarin - Iansã ou Exú
12-Êjilaxeborá - Xangô
13-Êjilobon - Obaluaê ou Nanã
14-Iká - Ibeji ou Oxossi
15-Obéogundá - Ogum ou Iansã
16-Êjibé ou Alafaia - Orumillá ou Zambi

Ao Jogar os búzios, de acordo com o número do Odú e a natureza da pergunta q foi feita, será atribuído uma resposta de significado numérico ligado ao arquétipo do Orixá, o método q eu uso une também a imagem formada pelos búzios nas peneira, o que torna a resposta mais fácil de identificar.
Alguns utilizam imagens pré estabelecidas para reduzir e poder ser ensinado a técnica com mais simplicidade, mas deixar as imagens livres, seguido de uma concentração pode dar respostas melhores.

Por exemplo, vc joga os búzios e cai Iká, vc vai interpretar de acordo com o significado numérico do 14, e/ou dos Ibeji ou do Oxossi, depois se concentrará na forma que estão distribuídos na peneira até q sua mente associe aquela forma com alguma coisa, depois analisará o significado que essa coisa tem pra vc e unirá ao significado anterior e pronto terá sua resposta.
avatar
Neo
Iniciado

Mensagens : 187
Data de inscrição : 05/03/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas Oraculares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum