Rental Magica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Rental Magica

Mensagem por Aarin Federleicht em Sab Jan 28, 2017 1:12 am


Rental Magica (レンタルマギカ Rentaru Magika) é um anime japonês baseado na light novel de mesmo nome do autor Makoto Sanda. Animado pelo estúdio Zexcs, foi exibido no Japão entre Outubro de 2007 e Março de 2008.

A história gira em torno de uma associação de magistas chamada Astral, que executa trabalhos variados alugando os serviços de seus membros. A associação é formada por especialista em Onmyōdō (uma tradição ocultista japonesa), uma em Xintoísmo, uma bruxa celta, uma fantasma e seu presidente que herdou o posto de seu pai e não conhece quase nada de magia, apesar de ter uma percepção bem apurada das forças envolvidas nos trabalhos da Astral. Além da Astral, existem outras associações, algumas familiares, de magistas, como a Goetia, que é especializada no sistema de mesmo nome.

O que é interessante desse anime em particular, e é o porquê deste post, é a maneira como o conteúdo é apresentado. As informações sobre cada tradição, apesar de serem mostradas de maneira superficial e rápida, são muito bem trabalhas, com um nível de acurácia que eu ainda não havia visto. Os círculos de evocação da Goétia, por exemplo, são mesmo os círculos. Em alguns dos trabalhos e das pesquisas dos membros algumas coisas sobre cada sistema além de técnicas mais gerais relacionadas à magia são mostradas quase que quebrando o nível super fantástico que todo anime tem, o que mais uma vez surpreende. Apesar dessa apresentação rápida de conceitos, dependendo do fansub que tenha feito a tradução, os episódios veem com explicações mais detalhadas embutidas durante as cenas ou em telas especias após a musica de encerramento.
Para além do mais óbvio, algumas estrategias narrativas também trazem conceitos interessantes. Um dos "tabus da magia" por exemplo, é o "magista tornar-se a própria magia" e isso é narrado com regra geral, no entanto ela só é efetiva em um dos casos apresentados, relacionada à perda de autoridade e controle das ações do magista dentro de seu ritual, como que para especificar do que se tratava o tabu.

Claro, é um anime de fantasia, logo tem seus elementos e momentos para lá de fantásticos. Vê-se sim uma personagem evocar um dos 72 para duelar contra outra moça por causa da atenção de um rapaz ,entre outras coisas do tipo, mas eu diria que é um anime que vale a pena pelo que está por trás e por algumas sutilezas de enredo e diálogos. Infelizmente teve apenas uma temporada e um elenco reduzido com relação ao light novel.

Enfim, é divertido e interessante, talvez não o mais profundo anime que vocês verão, mas vale a pena.
Uma coisa a se ter em mente é que apenas alguns episódios estão em ordem cronológica, ordem essa que pode ser facilmente encontrada pela internet.


_________________
A escuridão acontece quando fechamos os olhos.
avatar
Aarin Federleicht
Estudioso

Mensagens : 49
Data de inscrição : 21/02/2015
Idade : 24
Localização : Salvador

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum