Æmaeth
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Caibalion

3 participantes

Ir para baixo

O Caibalion Empty O Caibalion

Mensagem por Malklord Qui Set 18, 2014 7:58 pm

"Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento." − O
CAIBALION −

Caibalion (Kybalion) é um livro de 1908 sobre os Princípios Herméticos. O livro foi escrito por três indivíduos auto-intitulados Os Três Iniciados, e segundo eles contêm a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto tal como ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia.

Os Três Iniciados apresentam o livro como uma ‘Chave Mestra para que o estudante possa abrir todas as portas internas que conduzem ao Templo do mistério cujos portais já entrou’ e atribuem a Hermes Trismegisto, o mensageiro dos deuses, e insistem que o conhecimento oculto sempre foi perpetrado por verdadeiros Iniciados, que apesar de poucos sempre estiveram aptos a manter a chama dos Preceitos Herméticos, mantendo-se como lâmpadas a iluminar o mundo profano: “Existiu sempre um punhado de homens para cuidar do altar da Verdade, em que mantiveram sempre acesa a Lâmpada Perpétua da Sabedoria. Estes homens dedicaram suas vidas a esse trabalho de amor que o poeta muito bem descreveu nestas linhas:

“Oh! Não deixeis apagar a chama! Mantida
De século em século
Nesta escura caverna,
Neste templo sagrado!
Sustentada por puros ministros do amor!
Não deixeis apagar esta divina chama!”

“Pregam também que estes poucos homens não se esqueceram das intenções originais de Hermes, que tratam da transmissão das palavras da verdade aos que estão preparados para recebê-la”.

Hermes Trismegisto (em latim: Hermes Trismegistus; em grego Ἑρμῆς ὁ Τρισμέγιστος, “Hermes, o três vezes grande”) é o nome dado pelos neoplatônicos, místicos e alquimistas ao deus egípcio Thoth (ou Tehuti), identificado com o deus grego Hermes. Ambos eram os deuses da escrita e da magia nas respectivas culturas.

Da herança de Hermes, como apresentada no Caibalion estão os Princípios Herméticos, dos quais postaremos futuramente, a citar:

I- O Princípio de Mentalismo.
II- O Princípio de Correspondência.
III- O Princípio de Vibração.
IV- O Princípio de Polaridade.
V- O Princípio de Ritmo.
VI- O Princípio de Causa e Efeito.
VII- O princípio de Gênero.

Saudações!
Malklord
Malklord
Admin

Mensagens : 360
Data de inscrição : 15/08/2014

http://aemaeth.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Caibalion Empty Re: O Caibalion

Mensagem por Malklord Qui Mar 12, 2015 9:03 pm

Bom não adianta falar sobre o livro e não dar acesso ao mesmo,

Para os interessados e que já no o possuem fisicamente,

Segue o link: O Caibalion

Aproveitem!

Saudações!

Malklord

_________________
Malklord:: M.'.I.'.P.'.A.'.

Ominia in Unum

kabbalah, esoterismo , qliphoth , magia , ocultismo , celtas , força , wicca , verdade , ocultismo, occultismo, alquimia, sol, lua, astrologia, planetas, filosofia, sabedoria, busca, conhecimento, astrum argentum, arcanum arcanorum, hermetismo, religiões, cura, candomblé, umbanda, exu, orixás, anjos, demônios, deuses, forças da natureza, judeus, cristãos, Cristo, fogo, água, terra, ar, yin, yang, existencia, daemon, goetia, luz, escuridão, opostos, darkness, light, sun, moon, angels, michael, gabriel, rafael, adonai, mente, estudo, ciencia, meditação, force, grimoire, sabaoth,cernunos, mabon, graal, calice, arthur,artur,hermes,hermetico, alquimia, alchemy, pedra, filosofal, arcano, eliphas, levi, saint germain, fraternidade branca, sociedade teosifica, yggdrasil,ayahuasca, plantas de poder, Runas, rune, power, poder, hebraico, grego, grecia, roma, igreja
Malklord
Malklord
Admin

Mensagens : 360
Data de inscrição : 15/08/2014

http://aemaeth.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Caibalion Empty Re: O Caibalion

Mensagem por Klepsidra Qua Jul 07, 2021 10:55 pm

Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2015.
Sol em Virgem, Lua em Escorpião.

O Caibalion

O objetivo do Caibalion é expor a Verdade de forma a reconciliar os fragmentos do conhecimento oculto adquirido que, aparentemente, são opostos. É como uma chave-mestra que abre todas as portas internas. Sua autoria é atribuída a Hermes Trismegisto.

“Reservam [os iniciados] suas pérolas de sabedoria para os poucos que conhecem o seu valor e sabem trazê-las na sua coroa [...]”; “Em qualquer lugar que se achem os vestígios do Mestre, os ouvidos daqueles que estiverem preparados para receber o seu Ensinamento se abrirão, completamente.”; “Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir, então vêm os lábios para enchê-los com sabedoria.”; “Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento.”

Segundo a introdução, os iniciados trazem suas pérolas de sabedoria na coroa, que é a tradução da Sephirah Kether. O mestre, que está em toda a parte (O TODO está em TUDO), passa os seus ensinamentos para seus discípulos que, estando preparados, a recebem. Os lábios da Sabedoria (Chokmah) só e abrirão para os ouvidos do Entendimento (sinônimo de compreensão, Binah). Sem entrar em detalhes em relação à Cabalá, as cartas de tarô ou chakras, seguiremos: essas frases indicam que o iniciado está em um contato maior com o Divino e aberto a novos conhecimentos, buscando expandir sua consciência. A compreensão é necessária porque só assim a verdadeira Sabedoria é passada. Por isso não devemos jogar nossas pérolas aos porcos, que não dão valor, corrompem a pérola e se voltam contra nós. Como diria Jesus: Não deis aos cães o que é santo, nem atireis as vossas pérolas aos porcos, para que não as pisem e, voltando-se contra vós, vos estraçalhem.
Klepsidra
Klepsidra
Caminhante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 25
Localização : HELL DE JANEIRO

Nienna gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O Caibalion Empty Princípio do Mentalismo

Mensagem por Klepsidra Seg Jul 12, 2021 5:16 pm

Continuação dessa antiga anotação:

Os Princípios
Existem sete princípios herméticos e “[...] aquele que os conhece perfeitamente,  possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas  completamente.”.
Segundos os iniciados, os preceitos se baseiam no domínio e transmutação da  Mente. Logo, conhecendo e aplicando-os bem, poderemos abrir todas as Portas e  transformar nosso chumbo em ouro.
1.Princípio do Mentalismo
O TODO é MENTE; o Universo é Mental”. Esse TODO é o Absoluto, Deus para  alguns. Nuit para os Thelemitas. É algo e nós somos parte desse algo. Ele não é um ser  distante separado de nós, pelo contrário, ele nos contem e, como partes dEle, todos somos  conectados. Inclusive com o que parece ser externo a nós, o nosso dia-a-dia.
“Todo homem e toda mulher é uma estrela.”
A Transmutação Mental
É simplesmente a Magia aplicada à Mente, à nossa realidade e também à de outras pessoas desavisadas.
Já que o Todo é Mente e estamos inseridos nesse Todo, podemos influir nele.
A Mente (tão bem como os metais e os elementos) pode ser transmutada de estado  em estado, de grau em grau, de condição em condição, de polo em polo, de vibração em  vibração. A verdadeira transmutação hermética é uma Arte Mental.”
O Todo
Sob as aparências do Universo, do Tempo e do Espaço e da Mobilidade, está sempre  encoberta a Realidade Substancial: a verdade fundamental.”; “Aquele que é a Verdade  Fundamental, a Realidade Substancial, está fora de uma verdadeira denominação, mas o  sábio chama-o O TODO.”; “Na sua Essência, O TODO é INCOGNOSCÍVEL”; “Mas os  testemunhos da Razão devem ser hospitaleiramente recebidas e tratados com respeito.”
O TODO é aquilo que a tudo contém. Ele é TUDO o que é Real, é INFINITO e  IMUTÁVEL. Nós não podemos, mesmo assim, conceber o TODO, pois não concebemos o  TUDO nem o NADA. Ele é incognoscível, impossível de conhecer.
Os Deuses de todas as eras são seres com personificação, têm traços parecidos com  os nossos, mas não são o Absoluto. Ele está acima de todos os Deuses e todas as coisas.
Ó Nuit, contínua do Céu, que seja sempre assim; que os homens não falem de Ti como  Uma, mas como Nenhuma; e que eles não falem de ti de modo algum, posto que tu és  contínua.
O Universo Mental
O Universo é Mental: ele está dentro da mente d’O TODO.
Como o Homem cria com a mente e, como tudo o que está embaixo é como o que  está em cima e o TODO é Mental, ele cria analogamente com a mente. O Universo, com  tudo que contém, inclusive a gente, é uma criação dele. A nossa Mente é finita, mas a mente  do absoluto é infinita. Na minha concepção nós não somos tão finitos assim, apenas nos  encontramos temporariamente limitados. “Todo homem e toda mulher é uma estrela. Todo  número é infinito; não há diferença.
O TODO cria na sua Mente infinitos e inumeráveis Universos, que existem por  eons de Tempo; e contudo, para o TODO, a criação, o desenvolvimento, o declínio e a morte  de um milhão de Universos é como que o tempo do pestanejar dum olho.”; “A Mente  Infinita d’O TODO é a Matriz dos Universos.”
“Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança.”

O Paradoxo Divino
Existe um paradoxo divino que, utilizando o princípio de polaridade, diz que tudo  existe, aparentemente, mas também não existe. Devemos viver nossas vidas da melhor forma possível mas sem nos apegarmos demais às nossas verdades, porque elas são  meias-verdades.
O Todo em Tudo
Enquanto Tudo está n’O TODO, é também uma verdade que O TODO está em Tudo.  Aquele que compreende realmente esta verdade alcançou o grande conhecimento.”  
Como tudo o que criamos têm uma parte nossa, mas não é a mesma coisa que nós  somos, assim é o Todo com a criação. O TODO está em TUDO, mas não somos o TODO. “O  Khabs está no Khu, não o Khu no Khabs.” É como se tudo fosse a derivada e o todo fosse a  integral.
Nós realmente fomos criados à imagem e semelhança do TODO e desenvolver nosso Espírito é nos aproximar cada vez mais dEle.
Klepsidra
Klepsidra
Caminhante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 25
Localização : HELL DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

O Caibalion Empty Re: O Caibalion

Mensagem por Neo Ter Jul 13, 2021 1:54 pm

Klepsidra escreveu:Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2015.
Sol em Virgem, Lua em Escorpião.

Essa veio direto do grimório/diário mágico Very Happy
Neo
Neo
Discípulo do Primórdio

Mensagens : 262
Data de inscrição : 05/03/2015
Localização : Salvador - BA

Klepsidra gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O Caibalion Empty Re: O Caibalion

Mensagem por Klepsidra Ter Jul 13, 2021 2:12 pm

Neo escreveu:
Klepsidra escreveu:Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2015.
Sol em Virgem, Lua em Escorpião.

Essa veio direto do grimório/diário mágico Very Happy

Sim hahaha
Estava revendo uns textos antigos, resolvi compartilhar com ocês! E revisitar meus conceitos tb
Klepsidra
Klepsidra
Caminhante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 25
Localização : HELL DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

O Caibalion Empty Re: O Caibalion

Mensagem por Malklord Ter Jul 13, 2021 10:03 pm

Interessante que esse livro guarda a chave muitos mistérios e ainda é muito mal compreendido pelos ditos especialistas de hoje em dia.

Tudo se relativiza a ponto de se perder o contato com a realidade.

Mas enfim, é um bom compendium das leis do mundo.

_________________
Malklord:: M.'.I.'.P.'.A.'.

Ominia in Unum

kabbalah, esoterismo , qliphoth , magia , ocultismo , celtas , força , wicca , verdade , ocultismo, occultismo, alquimia, sol, lua, astrologia, planetas, filosofia, sabedoria, busca, conhecimento, astrum argentum, arcanum arcanorum, hermetismo, religiões, cura, candomblé, umbanda, exu, orixás, anjos, demônios, deuses, forças da natureza, judeus, cristãos, Cristo, fogo, água, terra, ar, yin, yang, existencia, daemon, goetia, luz, escuridão, opostos, darkness, light, sun, moon, angels, michael, gabriel, rafael, adonai, mente, estudo, ciencia, meditação, force, grimoire, sabaoth,cernunos, mabon, graal, calice, arthur,artur,hermes,hermetico, alquimia, alchemy, pedra, filosofal, arcano, eliphas, levi, saint germain, fraternidade branca, sociedade teosifica, yggdrasil,ayahuasca, plantas de poder, Runas, rune, power, poder, hebraico, grego, grecia, roma, igreja
Malklord
Malklord
Admin

Mensagens : 360
Data de inscrição : 15/08/2014

http://aemaeth.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Caibalion Empty Re: O Caibalion

Mensagem por Neo Ter Jul 13, 2021 10:12 pm

Esse livro faz uma exposição organizada e detalhada de conhecimentos que ficavam subjacentes em obras alquímicas e da tradição hermética em geral.

Eu dei muito valor a ele no inicio dos meus estudos, depois menosprezei bastante, e depois acabei encontrando respostas nele pra solucionar alguns problemas que tive decorrentes de algumas práticas.

Realmente tem muita coisa de valor nele, ocultadas por trás da simplicidade.
Neo
Neo
Discípulo do Primórdio

Mensagens : 262
Data de inscrição : 05/03/2015
Localização : Salvador - BA

Aarin Federleicht gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O Caibalion Empty Re: O Caibalion

Mensagem por Malklord Qua Jul 14, 2021 9:41 pm

A melhor forma de esconder algo, é colocando bem à vista de todos.

_________________
Malklord:: M.'.I.'.P.'.A.'.

Ominia in Unum

kabbalah, esoterismo , qliphoth , magia , ocultismo , celtas , força , wicca , verdade , ocultismo, occultismo, alquimia, sol, lua, astrologia, planetas, filosofia, sabedoria, busca, conhecimento, astrum argentum, arcanum arcanorum, hermetismo, religiões, cura, candomblé, umbanda, exu, orixás, anjos, demônios, deuses, forças da natureza, judeus, cristãos, Cristo, fogo, água, terra, ar, yin, yang, existencia, daemon, goetia, luz, escuridão, opostos, darkness, light, sun, moon, angels, michael, gabriel, rafael, adonai, mente, estudo, ciencia, meditação, force, grimoire, sabaoth,cernunos, mabon, graal, calice, arthur,artur,hermes,hermetico, alquimia, alchemy, pedra, filosofal, arcano, eliphas, levi, saint germain, fraternidade branca, sociedade teosifica, yggdrasil,ayahuasca, plantas de poder, Runas, rune, power, poder, hebraico, grego, grecia, roma, igreja
Malklord
Malklord
Admin

Mensagens : 360
Data de inscrição : 15/08/2014

http://aemaeth.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Caibalion Empty Re: O Caibalion

Mensagem por Klepsidra Qua Jul 21, 2021 9:37 pm

Continuando a exumação:

O Princípio da Correspondência

“O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.”
Pessoalmente aplico muito desse princípio na Astrologia e interpretação de insights. Não é que os corpos celestes em si tenham influência direta na nossa vida, mas eles, partes do macrocosmos, são análogos a nós, microcosmos. Por isso a carta natal é muito útil: olhar pra ela é como olhar pra nossa encarnação, pro nascimento, o “porquê e pra quê” de termos nascido.
Os Planos de Correspondência

Pessoalmente aplico muito desse princípio na Astrologia e interpretação de insights. Não é que os corpos celestes em si tenham influência direta na nossa vida, mas eles, partes do macrocosmos, são análogos a nós, microcosmos. Por isso a carta natal é muito útil: olhar pra ela é como olhar pra nossa encarnação, pro nascimento, o “porquê e pra quê” de termos nascido.
A causa de o que está em cima ser como o que está embaixo é que TUDO provém da mesma fonte. Por conveniência, a Filosofia Hermética dividiu o Universo em Três Grandes Planos, mesmo eles não sendo absolutos em definição: Grande Plano Físico, Grande Plano Mental e Grande Plano Espiritual. O primeiro é o mais inferior e o último o mais superior, mas eles não estão separados. Cada plano interage com o outro - o que me faz lembrar novamente da Cabalá que vai de Malkuth a Kether e de Kether a Malkuth, passando por planos e esferas. Os outros planos se diferem do Material por grau de vibração. Malkuth é a única esfera visível.
Cada um desses planos são subdivididos em: Planos da Matéria (A, B e C), Plano da Substância Etérea e Planos da Energia (A, B e C).
O plano da matéria A é a matéria em forma de sólidos, líquidos e gasosos. O B são as formas mais sutis de matérias que os cientistas estão explorando. O C é mais sutil e tênue.
O plano da Substância Etérea é “O Éter”, substância que está em todo o universo e é o mediador de transmissão de energia.
O plano de energia A é a forma ordinária como conhecemos a Energia. O B compreende sete sub planos de formas mais sutis e o C o homem não faz a menor ideia de como é, apenas aos entes do Plano Espiritual esse plano C é útil.
O Grande Plano Mental compreende as formas pensamento e é classificado em sete menores planos mentais: plano da mente mineral, plano da mente Elemental A, plano da 4 mente vegetal, plano da mente elemental B, plano da mente animal, plano da mente elemental C e plano da mente hominal.
O plano da mente mineral corresponde aos seres que animam o que conhecemos como minerais.
O Elemental A são dos elementais já conhecidos por nós ocultistas, mas invisíveis ao homem comum. Há sete subdivisões nesse plano, não mencionadas.
O plano da mente vegetal corresponde à vida inerente às plantas etc.
O plano elemental B, também subdividido em sete, são formas mais elevadas do plano elemental A e está entre o vegetal e animal.
O plano da mente animal é composto pelos seres que dão “vida” aos animais.
O plano da mente elemental C compreende as entidades que participam tanto da natureza animal quanto da humana. As formas mais elevadas são meio humanas em inteligência.
O plano da mente humana são as manifestações da vida e mentalidade comuns ao Homem. Também dividido em sete, os mais inteligentes ocupam a quinta divisão.
O Grande Plano Espiritual é ainda um pouco inconcebível ao Homem. Pode-se dizer que a vida deles é transcendental à nossa. Nele, existem os Mestres e Adeptos, acima as Hostes Angélicas e, mais acima, Deuses. Eles atuam nos processos cósmicos.
As Leis Herméticas são aplicáveis em todos esses planos.
Klepsidra
Klepsidra
Caminhante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 25
Localização : HELL DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

O Caibalion Empty Re: O Caibalion

Mensagem por Neo Sab Jul 24, 2021 2:59 pm

Klepsidra escreveu:
Pessoalmente aplico muito desse princípio na Astrologia e interpretação de insights. Não é que os corpos celestes em si tenham influência direta na nossa vida, mas eles, partes do macrocosmos, são análogos a nós, microcosmos. Por isso a carta natal é muito útil: olhar pra ela é como olhar pra nossa encarnação, pro nascimento, o “porquê e pra quê” de termos nascido.

EXATAMENTE!

Eu costumo falar que olhar para o céu do dia do nascimento é como observar as peças de um oráculo lançado para aquele indivíduo. Quando lançamos peças de um oráculo não dizemos que aquelas peças influenciam de alguma forma a vida da pessoa, mas que demonstram, através de toda uma rede de analogias, os caminhos existentes para a questão colocada.

Neo
Neo
Discípulo do Primórdio

Mensagens : 262
Data de inscrição : 05/03/2015
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos