Mitologia Celta

Ir em baixo

Mitologia Celta Empty Mitologia Celta

Mensagem por Aarin Federleicht em Sex Jun 21, 2019 2:36 pm

Neste tópico vamos reunir as histórias especificas da mitologia Celta. Definir exatamente o que é Celta pode ser complicado para nós, leigos, mas sintam-se livres para postar os relatos da ocupação da Irlanda bem como aqueles de povos que se identificam histórica, cultural e/ou linguisticamente com os celtas (Bretanha, Galícia, etc.). Correlações com outras culturas para fins de discussão são bem vindas, mas mantenham o bom senso. Zeus é grego, Júpiter é romano, Odin e Thor são escandinavos, Lugh e Dagda são celtas, Moisés é judaico-cristão, Xangô é do candomblé..


Lugh:
Mitologia Celta Lugh211
Lugh é uma criança prometida, prevista em uma profecia dirigida a seu avô, Balor, um Fomorian, que dizia que este seria morto por um de seus netos. Por causa da previsão, Balor prendeu sua filha em uma torre distante que nenhum homem poderia acessar. Por obra do destino, Cian, um Tuatha de Danann acaba chegando à torre e seduz Ethniu, a filha de Balor, que dá à luz três filhos. Dois dos bebês são sacrificados por afogamento a mando de Balor, mas um sobrevive sendo criado por um ferreiro. Já adulto, Lugh retorna ao hall dos Tuatha de Danann como um libertador, já que estes eram oprimidos pelos Fomorian.
Conta a história que, ao chegar às portas da corte do rei Nuada, dos Tuatha de Danann, Lugh foi parado pelo porteiro que lhe perguntou que habilidade ele tinha a oferecer para que fosse aceito no recinto. Ele se oferece como ferreiro, poeta, artesão, guerreiro, harpista, magista, e diversos outros serviços, todos eles rejeitados pois os Tuatha de Danann sempre tinham já alguém que executasse a tarefa oferecida. Lugh pergunta então se eles têm alguém que faça todas essas coisas com maestria e assim consegue se juntar ao panteão.
É ele quem lidera os Thuatha de Danann contra Balor, tirano rei dos Fomorian, e o derrota acertando uma pedra em seu olho que era tão vil que matava qualquer um para quem ele olhasse.
Nuada dá a Lugh sua espada, Fragarach, a que sussura.

_________________
O propósito do Guerreiro é a paz.
Aarin Federleicht
Aarin Federleicht
Neófito

Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/02/2015
Idade : 27
Localização : Salvador

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum